sábado, 18 de julho de 2015

APRESENTAÇÃO

OFICINA NACIONAL DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO DA ABEPSS

            A Oficina Nacional de Graduação e Pós-Graduação, ou como a chamamos Oficina Nacional da ABEPSS, tem se fortalecido como uma das principais atividades da entidade. Ocorrendo a cada dois anos, sempre no primeiro ano da gestão, as Oficinas expressam momento e espaço fundamental para a articulação e reflexão política e acadêmica entre as diversas unidades de formação, proporcionando, além do aprofundamento de temas candentes à formação profissional em Serviço Social, o estímulo de várias frentes, como a abertura de novas parcerias institucionais, a articulação entre a graduação e a pós-graduação, o intercâmbio de pesquisas e pesquisadores, o diálogo com as representações de Área, dentre outras.
            Na gestão da ABEPSS 2015-2016 “Ousadia e Sonhos em Tempo de Resistência” a Oficina Nacional ocorrerá entre os dias 04 e 05 de novembro de 2015, nas dependências da Faculdade de Serviço Social da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) – a quem nos dirigimos com imenso agradecimento, não só por ceder o espaço, mas principalmente, por construir conosco essa oficina. No dia 03 de novembro, em complemento a programação oficial, ocorrerá o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Serviço Social, na escola de Serviço Social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a quem agradecemos pela articulação e compromisso com a atividade.
            O tema central da nossa Oficina será os processos de avaliação do ensino superior no Brasil. Em momentos de ajuste fiscal que exacerba o neoliberalismo, presenciamos um Estado que reafirma uma universidade relegada à formação via mercado, retirando orçamento da educação pública, tanto na graduação como na pós-graduação. A recente greve do ensino superior vem demonstrar a necessidade de articulação conjunta combatendo o sucateamento do mesmo e a reafirmação dos princípios de uma universidade pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade e socialmente referenciada. Discutir avaliação do ensino superior, na graduação e na pós implica em colocar em cheque o modelo de universidade que temos, que essa forma de avaliação proposta pelo Estado é incompatível com os princípios de universidade que defendemos e com as Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996, tão cara a nós todos.
Dessa forma, quais os fundamentos da nossa crítica ao atual sistema de avaliação do ensino superior no âmbito da graduação e pós graduação? Que processos avaliativos nós queremos? Como construí-los junto as Unidades de Formação Acadêmica (UFA´s)? Como envolver toda a comunidade acadêmica na construção de instrumentos de avaliação que de fato revelem a realidade? Esses são alguns dos desafios que temos pela frente na Oficina Nacional.
Nessa edição teremos uma ampla programação, incluindo o Fórum Nacional de Supervisão de Estágio, que tem como tema os estágios na extensão – suas dificuldades e potencialidades – e, a construção de Subsídios para os Fóruns Locais, Regionais e Estaduais de Supervisão. Nesse Fórum lançaremos também a 3ª edição do projeto ABEPSS Itinerante. Outra atividade da Oficina Nacional será o 1º Encontro Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, momento privilegiado para pautarmos os impactos dos ajustes na área da saúde a as implicações para as residências, como potencializar nossos representantes na Comissão Nacional de Residência e nas Câmaras Técnicas. Ainda na programação contaremos com o Fórum Nacional de Coordenadores de Pós Graduação momento importante de articulação dos nossos programas e construção de estratégias conjuntas para o fortalecimento da área do Serviço Social.
Este evento está sendo preparado com muito carinho e atenção política na tentativa de abarcar diferentes sujeitos, instituições, coletivos e as entidades da categoria. Não poderíamos deixar de reafirmar nossa parceria política e institucional com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) que não mediu esforços para que essa Oficina se realize.
A Oficina Nacional será precedida por 06 Oficinas Regionais. Cada Regional da ABEPSS está articulando um espaço de discussão que, além de se preparar para a Oficina Nacional, deverá discutir temas pertinentes e dificuldades locais. Assim, procure as datas das Oficinas e se informe, participe, por que ABEPSS somos todos nós!

Atenciosamente,


Direção Nacional da ABEPSS 2015-2016
Comissão Organizadora da Oficina Nacional da ABEPSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário